Foto: Pedro Piegas (Diário)
Instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 2 de abril é celebrado mundialmente como o Dia da Conscientização do Autismo. Segundo a própia ONU, estima-se que 70 milhões de pessoas tenham autismo, cerca de 1% da população mundial. Para marcar a data, o Centro de Atendimento Transdisciplinar Mundo Novo organizou uma exposição bem especial, que ocorre até hoje no Shopping Praça Nova, em Santa Maria. Além da exposição, outras atividades marcam a data na cidade.
Essa é a segunda edição da exposição, que contém 12 fotografias de crianças que são atendidas no centro com um pequeno relato da família de cada um. A ideia, segundo a diretora do Mundo Novo, Cristiane Kubaski, é quebrar a barreira do preconceito que ainda existe com quem tem Transtorno de Espectro do Autismo (TEA).
- Hoje se fala muito em autismo, mas, na verdade, como não tem características físicas, as pessoas olham as crianças com problemas comportamentais e não entendem que um dos maiores déficits do autismo, além da comunicação e interação social, é o comportamento. E o objetivo da exposição é trazer as pessoas que não têm esse olhar para se colocar no lugar do outro - explica.
Após fake news, atendimentos domiciliares de saúde em Camobi são retomados hoje
Pedro Teixeira Dornelles, 6 anos, é uma das crianças que tem sua história contada através da exposição. Foi a partir de uma reportagem na televisão que a mãe de Pedro, a professora Janaína Souza Teixeira, 43 anos, resolveu procurar ajuda médica para o diagnóstico.
- Era uma reportagem sobre o 2 de abril. Eu já tinha uma desconfiança, mas o depoimento de um médico que disse que o quanto antes a gente procurar ajuda, mais chances a criança tem de pleno desenvolvimento, me marcou muito. Na hora liguei para um neurologista e foi então que recebemos o diagnóstico, ele tinha três anos. Uma exposição ou até mesmo uma reportagem sobre o assunto tem uma repercussão enorme e pode ajudar uma infinidade de pessoas, que, às vezes, não sabem pelo que estão passando - destacou.
PROGRAMAÇÃO
Exposição "Autismo não tem cara" Foto: Pedro Piegas (Diário)
- Onde - Shopping Praça Nova, Bairro Patronato
- Quando - Até hoje, das 10h às 22h
- Quanto - Gratuito
Mateada
- Onde - Praça Roque Gonzales (entre as ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado, Centro)
- Quando - Hoje, às 16h
- Quanto - Gratuito
- Programação - Chimarrão e conversa com profissionais do Espaço Aprender sobre o autismo
1º Seminário Sobre Autismo: Desafios e Atuação em Rede
- Onde - Salão Brenner do Avenida Tênis Clube (Avenida Dois de Novembro, Bairro Patronato)
- Quando - Sábado, das 8h às 18h
- Quanto - R$ 50. O pagamento pode ser feito presencialmente, na Quiron Centro de Excelência e Desenvolvimento Humano (Rua Dr. Bozano, 320. Centro) ou no dia do evento (mediante inscrição prévia online clicando aqui)
- Programação - Palestras com diversos especialistas (educação especial, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e direito) sobre a importância da inclusão, abordando os desafios e atuação de diversos profissionais na rede
Autism Spectrum - 2ª edição
- Onde - Auditório João Miguel de Souza, Cesma (Rua Professor Braga, 55, Centro)
- Quando - 13 de abril, das 8h às 17h
- Quanto - R$ 50 (mediante inscrição prévia online pelo link https://bit.ly/2YFtA1c). O valor arrecado será revertido em ações que contribuam para a inclusão em Santa Maria
- Programação - A iniciativa contará com diversos profissionais e famílias, que compartilharão conhecimentos, práticas e vivências com o público sobre a temática do evento: família, escola, intervenção e rede de apoio